(42) 3423-2393

A+

A-


Acessibilidade

"Para aumentar ou reduzir a fonte, utilize os atalhos nativos do seu navegador.

- No windows Control + (para aumentar) e Control - (para diminuir)

No macOS (safari) CMD + (para aumentar) e CMD - (para diminuir)

- No linux Control + (para aumentar) e Control - (para diminuir)

Historico

A Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Estado do Paraná – AMCESPAR – Microrregião 17, foi fundada em 25 de março de 1983 em Irati.

A AMCESPAR é uma entidade que visa especialmente a integração administrativa, executiva, econômica e social dos municípios que a compõem, compreendidos na região centro-sul do Estado do Paraná.

Foi constituída, na sua fundação, pelos municípios de Irati sendo cidade pólo e sede onde concentra as secretarias de estado:Inácio Martins, Ipiranga, Ívai, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. A AMCESPAR acolhe também os municípios que vieram a ser criados por desmembramentos, como é o caso de Fernandes Pinheiro (Teixeira Soares) e Guamiranga (Imbituva).

Através da lei número 11.121 do Diário Oficial do Estado do Paraná em 30 de junho de 1995 a AMCESPAR foi declarada de UTILIDADE PÚBLICA SEM FINS LUCRATIVOS.

A partir de 1996, firma convênio com o Governo do Estado, onde em sistema de parceria trabalha para o desenvolvimento urbano dos municípios através de programas pela SEDU/BID.

Mesmo participando da AMCG, Ívai e Ipiranga ingressaram na AMCESPAR e seus prefeitos participam de todas as reuniões e demais tomadas de decisões da associação.

Através da união destes 12 municípios, todas as determinações estabelecidas pelos seus representantes significam a administração de uma área de 9.841.622 Km, onde a população ultrapassa os 225.000 habitantes.